quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quantas calorias gastamos em uma corrida

A corrida, para os praticantes e não atleta, pode emagrecer aproximadamente 400 a 800 calorias por hora, e isso devido a fatores importantes como: idade, sexo, condições hormonais e qualidade do metabolismo, e combinado com a equilibrada qualidade de vida diária, melhorada pelo treinamento físico especifico e em nosso caso, a corrida.
Se você passou a vida praticando várias modalidades, sempre foi regular e sequencial na sua prática, além de ter controlado outros itens de sua vida, como a qualidade de vida, a sua condição fisiológica para o gasto calórico pode aproximá-lo de 800 ou até mesmo, das 1200 calorias por hora.
É claro que para tais gastos elevados, o corredor aproximará a sua condição física a de um atleta de corrida. Para que as quantidades percentuais de calorias signifiquem eliminar gordura do corpo do corredor, a relação harmoniosa de velocidade e eliminação da gordura deve ser obtida pela descoberta das frequências cardíacas médias e máximas, que são fruto dos testes ergométricos, com médicos especializados em esporte. Depois, a prática regular dentro de padrões de F.C. pode conduzi-lo ao emagrecimento gradual.
Agora pensemos nas tais 1.200 calorias e transformemos em alimentos possíveis de serem consumidos dia a dia. Imaginem aquele sanduíche de uma lanchonete famosa, que vem acompanhado de batata frita e refrigerante, que juntos somam aproximadamente 1.200 calorias. É de arrasar, pois um corredor de alto rendimento pode consumir 1.200 calorias por uma hora de corrida. Isto é intenso, então, pensemos que em aproximadamente 15 minutos, podemos repor as 1.200 calorias, sem quase esforço físico, senão as das mandíbulas e a emoção. Se a necessidade calórica diária de um corredor pode chegar a 3500, então, se o lanchinho tiver este valor e fora dos 3.500 calorias necessários, ficará difícil, até mesmo para o atleta, consumir estes extras e se manter magro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Triathlon em Pirassununga

Neste próximo final de semana, dias 19 e 20/11, será realizado mais um Triathlon Short Distance e Long Distance, na Academia da Força Aérea de Pirassunuga-SP.
Além de um lindo visual, os atletas participarão de uma prova muito bem organizada, com a presença de atletas de ponta do país todo.
Dezenas de atletas Riopretenses estarão presentes no evento. Muitos competindo na modalidade Long Distance, conhecida como meio Ironman. Serão 1.800m de natação, 90km de ciclismo e 21 km de corrida.
Já a modalidade que mais atrai os iniciantes, a Short Distance, é composta de 900m de natação, 22,5km de ciclismo e 7 km de corrida. É uma prova muito interessante aos que estão iniciando no esporte pela localização da prova (a cerca de 270km de Rio Preto), pelo horário (15:00hs) que permite ao atleta ir e voltar no mesmo dia e pela beleza do local onde a prova é realizada.
Se você tem interesse em conhecer o triathlon, progame-se para esta prova em 2012.
Aos atletas da Clinica Corpore, tenham uma boa prova e divirtam-se!