sábado, 10 de setembro de 2011

A corrida no triathlon para iniciantes

Como no triathlon um esporte sempre vai interferir no outro, e por isso costumamos dizer que o triathlon não é natação + ciclismo + corrida e sim “nataçãociclismocorrida”, a corrida também deve ter um enfoque diferente dos treinamentos tradicionais para corredores.

Sua passada não precisa ser longa, nem é necessário tentar tocar com o calcanhar nos glúteos. Quanto mais longa, ou seja, quanto mais adiante da linha do quadril for sua passada, mais contribuirá para frear o movimento, maior será o impacto e o tempo de contato com o solo, o que significa desgaste.
Então, procure diminuir a amplitude para aumentar a frequência (número de passos por minuto). Jack Daniels, conhecido treinador americano de atletismo, analisou inúmeros corredores Olímpicos, desde os velocistas aos maratonistas, e descobriu que, independentemente da distância ou duração das provas, 90 passadas por perna por minuto era a norma.
Conte os passos que dá com o pé direito ou esquerdo durante 20 segundos e certifique-se que está dando pelo menos 30 passos. Inicialmente você vai se sentir “estranho”, mas com o passar do tempo se acostumará. Tente se concentrar o tempo inteiro, pois a técnica é fundamental para um bom desempenho e menor gasto energético.
Para ganhar força nas pernas, faça treinos em percursos com subidas ou utilize repetidos intervalos com inclinação na esteira. Uma boa opção é alternar essas duas possibilidades a cada semana.
Outra ótima opção são os treinos combinados de ciclismo e corrida, para que seu corpo se acostume com essa prática, pois no triathlon você sempre correrá com as pernas cansadas!
Se você estiver treinando em uma bike de triathlon ou contra-relógio, procure se manter a maior parte do tempo no clip, pois nessa posição estará poupando a musculatura que usará posteriormente na corrida.
Bom, agora que você já tem as todas as principais informações necessárias para se tornar um triatleta, espero encontrá-lo na linha de chegada das próximas provas...
Bons treinos! (ativo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário