segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Grávidas podem correr?

Não existem muitos estudos à respeito desse assunto, já que os testes foram feitos em atletas de elite que engravidaram, e essas mulheres estão num patamar de condicionamento físico bem acima das mulheres esportistas.
Esses estudos afirmam que mulheres que já tem um condicionamento físico elevado podem continuar correndo no começo da gravidez, mas com muitas restrições. Quem corre ao ar livre deve redobrar a atenção para evitar quedas.
Com a evolução da gravidez deve-se substituir a corrida por uma caminhada, pois o impacto da corrida pode prejudicar a evolução normal da gravidez.
Outro ponto importante é que a corrida exige muito do sistema cardiovascular, e na gestação esse sistema também é sobrecarregado. A somatória das duas pode diminuir o fluxo de sangue para o feto, prejudicando o desenvolvimento.
Apesar de alguns poucos estudos afirmarem que a corrida no início da gestação não prejudica o desenvolvimento do feto para mulheres com um nível de condicionamento elevado, acho mais prudente trocar a corrida por caminhada durante esse período, evitando riscos desnecessários. A caminhada diária evita o ganho de peso desnecessário, a diabetes gestacional e hipertensão. E esses são alguns dos principais objetivos da prática da atividade física durante esse período.
Nem as atletas de elite estão livres de cuidados especiais, precisam treinar com supervisão diferenciada e ser acompanhadas pelo obstetra com mais frequência.
Então, amiga corredora, curta a gestação e deixe a corrida para depois. Afinal, não custa muito ficar alguns meses sem correr para poder viver o momento mais feliz da sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário