terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cuidados ao correr na esteira

Uma das máquinas mais procuradas nas academias, a esteira permite que se calcule o tempo, o volume e a intensidade do treino, e ainda, você pode treinar mesmo em dias chuva.
Mas alguns cuidados devem ser considerados para que você tire o máximo proveito dela sem danos.



  1. Não corra na ponta dos pés : o calcanhar deve ser a primeira parte dos pés a tocar o chão, mas cuidado para não aterrisar no calcanhar e acabar correndo brecando, e não impulsionando. É melhor para o desempenho e diminui o impacto com a manta, protegendo as articulações.
  2. Aumentar o ritmo e a respiração na mesma intensidade: a respiração deve ser mais tranquila do a movimentação das pernas, garantindo mais fôlego até o final do treino. Não existe uma respiração adequada, cada um deve encontrar a sua, que é aquela que dá mais fôlego.
  3. Correr segurando a barra: além de incomodar, pode lesar o punho. Prejudica o equilíbrio e a coordenação motora. Mantenha os braços num ângulo de 75º a 90º para evitar o inchaço.
  4. Aumentar a velocidade e dar passos muito largos: ao invés de correr, você fica dando saltos, aumentando o impacto nas articulações e favorecendo uma lesão nos joelhos e calcanhares.
  5. Correr com o tronco ligeiramente inclinado para frente: essa postura só deve ser adotada quando você está subindo uma ladeira. Na esteira, ela só vai sobrecarregar sua coluna e causar desvios de postura, causando dores nas costas.
  6. Correr sem beber água: se for treinar um volume alto na esteira, é importante hidratar-se a cada 20 minutos, apenas cuidado com a quantidade, que deve ser moderada.
  7. Relaxar o abdômen: o abdômen deve ficar contraído o tempo todo. Assim, você vai proteger sua coluna. Insista até que esse movimento fique automático.
                                                                                                       Bom Treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário