terça-feira, 29 de maio de 2012

Corrida e envelhecimento precoce

A ideia de que correr envelhece se dá pelo fato de que há a formação dos famigerados "radicais livres" e "oxidantes" quando fazemos uma atividade física intensa.
A boa notícia é que é possível combate-los com uma alimentação rica em anti-oxidantes.
As vitaminas anti-oxidantes podem ser encontradas em diversos alimentos funcionais.
As principais são as vitaminas A, C e E. Elas se unem aos radicais livres e não permitem que causem nenhum dano às células saudáveis.
A vitamina A pode ser encontrada no abacate, mamão, pêssego, cenoura, brócolis e espinafre. A laranja, o abacaxi, pimentão, agrião são ricos em vitamina C. Já a vitamina E pode ser encontrada nos óleos vegetais, castanhas, sementes, grãos e vegetais verdes.
Tomar polivitamínico pode ser um opção, mas deve-se ter uma orientação médica para avaliar as reais necessidades de cada organismo.
A prática de atividade física promove um rejuvenescimento geral do organismo. Ossos, músculos, coração, pulmões e sistema imunológico melhoram muito com o exercício.
Uma outra vantagem é o aumento da  produção de colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele, pelo tônus muscular, pela saúde das cartilagens, articulações e cabelo; devido à  melhora da circulação sanguínea.
Então pode-se afirmar que correr não envelhece, mas ao contrário, garante alguns anos a mais da disposição de um jovem. O estilo de vida sim, pode ser mais prejudicial do que correr sem exageros. O efeitos do álcool, gordura saturada, cafeína, noitadas, açúcar e stress podem envelhecer bem mais do que um estilo de vida saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário